A Comunicação

     Empregando o que há de mais moderno em soluções de localização, e visando atender com excelência a todos os nossos clientes, independente de sua operação e região de atuação, nossos equipamentos contam atualmente com os seguintes modos de comunicação para troca de dados:
comunicação

GPS -GSM/GPRS


Através da tecnologia de localização GPS (Global Positioning System), os dispositivos rastreadores permitem que um veículo possa ser localizado e monitorado com grande precisão. O sistema GPS compreende um grande número de satélites na órbita da Terra que enviam sinais de radiofreqüência, permitindo que dispositivos equipados com a tecnologia de leitura e medição destes sinais possam avaliar a posição do veículo no globo terrestre.

O dispositivo rastreador recebe essas informações, trata e envia os dados utilizando a tecnologia GSM (Global System for Móbile Communication) e GPRS (General Packet Radio Service), padrão digital de comunicação celular, para os servidores onde estão instaladas as aplicações que respondem pelo serviço de rastreamento e monitoramento. Estas aplicações disponibilizam aos clientes e operadores todas as informações processadas em tempo real.

Em regiões com boa cobertura, como áreas urbanas e rodovias, a comunicação é feita em tempo real. Quando o veículo estiver em regiões com pontos sem cobertura (denominadas áreas de sombra), o equipamento armazena automaticamente as posições e eventos gerados em sua memória, e envia estes dados posteriormente ao Data Center quando entrar em contato novamente com a rede de comunicação GPRS. Indicado para veículos que trafegam na maior parte do tempo em regiões com esta cobertura.

A ilustração abaixo mostra graficamente como todo sistema funciona:

diagrama-gps-small

 

Híbrido


O rastreador Híbrido possui maior abrangência na transmissão de dados,  e se chama híbrido pois funciona de maneira mista, em áreas de sombra utiliza satélites de comunicação para transmitir as coordenadas de posicionamento de veículos e os demais dados envolvidos nas operações de transporte e também trabalha de forma GPRS, nos locais onde há sinal de celular. Permitindo assim o envio de informações de qualquer lugar (exceto subterrâneos), sem perder a praticidade do GPRS em pontos com cobertura celular.

Normalmente utilizado por caminhões, os equipamentos que utilizam esse tipo de comunicação são indicados para veículos que trafegam em áreas com e sem cobertura GPRS e necessitam de localização em tempo real 24 horas por dia, com alto valor agregado e cargas de produtos muito valorizados, as quais não se pode perder de vista.

Para conseguir estabelecer a comunicação dos dados contamos com a Inmarsat e com a Orbcomm. A Inmarsat é a maior provedora do mundo de comunicação satelital móvel global. Com mais de 30 anos de experiência na prestação de serviços em terra, mar e ar, os serviços da Inmarsat são prestados através da rede satelital mais versátil e confiável do mundo.

A Inmarsat possui e opera 11 satélites em órbita geoestacionária 35.786 km acima da Terra, controlados a partir da sede da Inmarsat em Londres através de estações terra localizadas em todo o mundo. A Inmarsat é sinônimo de confiabilidade e seus produtos são encontrados nos setores marítimo, mídia, petróleo e gás, construção e aeronáutico, assim como governos e agências de socorro para comunicação de missão crítica.

Já a Orbcomm consiste em uma rede de 42 satélites divididos em seis planos de cobertura, proporcionando a entrega de informações de comunicadores em qualquer lugar do mundo. Seus satélites de baixa órbita (LEO’s – Low Earth Orbit) possibilitam a melhor relação custo-benefício em comunicação satelital, tornando a operação extremamente econômica, sem perder a vantagem do funcionamento da cobertura satelital.

Inmarsat-logo
                                                                                                           images (6)